quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Breve Século 20


Gostaria de começar iniciando uma série que se desenrolará ao longo do tempo, tratando de resumir e tentar entender o nosso século 20, o mais sombrio e trágico da nossa História.

1914-1918

A GRANDE GUERRA




Ao estudarmos a história mundial, podemos observar a rápida guinada, que o nosso mundo deu no século 20 a partir de 1914, nunca antes na história da humanidade um evento de tamanha proporção como a primeira guerra mundial havia ocorrido, um conflito chamado por alguns na época como "uma guerra para acabar com as guerras". De certa forma, era difícil para muitos naquela época, ou mesmo hoje entender como tudo se desenrolou tão subitamente, em uma época em que a humanidade observava o desenvolvimento tecnológico e cultural da humanidade, tudo parece ter se desfeito subitamente, e a barbárie dos tempos antigos voltou a vagar pela Europa e pelo mundo.

O mundo saiu aterrorizado e abalado e transformado, principalmente as nações em que aconteceu o  conflito, observamos o fim de nações como por exemplo o Império Otomano, o desmantelamento do império austro húngaro e os pesados termos do Tratado de Versalhes sobre a Alemanha, a formação da URSS (União Soviética) que viria a se tornar uma das maiores potencias do mundo anos depois, e transformou a Europa em um barril de pólvora, plantando a semente para o inicio da Segunda Guerra Mundial.

E ninguém melhor para expressar o sentimento do mundo diante de tantos eventos súbitos e trágicos do que o supremo comandante aliado ao citar com seu pragmatismo característico: 

“Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.”


Marechal Ferdinand Foch

Infelizmente, suas palavras foram quase proféticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário